Novembro azul: mês da prevenção contra o câncer de próstata

Saiba mais sobre o mês de conscientização e prevenção do câncer de próstata em cães e gatos! Confira.

O mês de outubro é conhecido mundialmente pela conscientização e prevenção do câncer de mama, que além de acometer os humanos, acomete os animais também. E não é diferente quando falamos de câncer de próstata, que pode acometer cães e gatos machos e o mês de novembro é o responsável por conscientizar sobre a causa.

O que é a próstata?

A proposta é uma glândula que fica localizada próxima a bexiga e é responsável por produzir o sémen (ou líquido prostático), nutrindo e transportando os espermatozoides. Essa glândula só é encontrada em machos.

Algumas raças são mais predispostas a desenvolverem esse tipo de câncer, como beagle, poodle, pastor de shetland, golden retriever e outros, além de gatos de grande porte. Fatores genéticos também podem influenciar no surgimento da doença.

Câncer de próstata

Esse tipo de câncer é mais comum em cachorros do que em gatos e consiste em um tumor na glândula. O início da doença pode ser silencioso, podendo ser detectada somente na fase avançada da doença. O tumor, em alguns casos, pode vir acompanhado de uma inflamação chamada prostatite.

Banner 1 novembro azul
O câncer de próstata é mais comum em cães do que em gatos.

Os principais sintomas do início do tumor são:

– Dificuldade para defecar e 1urinar;

– Incontinência urinaria;

– Sangue na urina;

– Perda de peso.

Prevenção

Para prevenir e conseguir o diagnóstico precoce, é necessário levar o seu pet em consultas regulares à um médico veterinário, para a realização de exames de rotina que ajudam a identificar essa e outras doenças. Muitos casos em que o câncer é identificado no seu estágio inicial, o tratamento tende a proporcionar uma recuperação rápida para o seu pet.

Banner 2 novembro azul
Levar os seus pets com regularidade a um médico veterinário ajuda na prevenção e tratamento.

A castração também pode prevenir o surgimento desse tumor, mesmo que não tenham estudos que comprovem isso. Porém, a castração precoce é eficaz na prevenção de tumores testiculares, de bolsa escrotal e da hiperplasia prostática benigna.

O tratamento e a administração de medicamentos devem ser indicados e realizados por um médico veterinário para que haja a recuperação completa. Além disso, uma boa alimentação ajuda a prevenir e a tratar a doença.

Compartilhe!

Os melhores groomers estão sempre um passo à frente!

Como ferramentas certas fazem toda a diferença no seu trabalho, e a MBS Pro Grooming seleciona produtos que realmente elevam a sua tosa. Cadastre-se para receber conteúdos exclusivos, novidades e condições especiais.

Não fique para trás. Inscreva-se agora!