Os tutores de cães e gatos são muito acostumados com a queda de pelos, ainda mais quando são raças que já possuem a troca de pelo como algo natural. Porém, alguns tutores podem não enxergar quando essa queda se torna patológica e pode agir tarde demais. A queda patológica de pelos é chamada de alopecia e é uma condição que atinge muitas raças e é tratável.
O Que é a Condição?
A Alopecia é mais conhecida como calvície canina, e é quando ocorre a queda de pelos em uma determina região de forma patológica e não ocorre o crescimento ou renovação dos pelos na região afetada. Essa condição pode afetar cães e gatos de diversas idades.

Geralmente deixam buracos na pelagem, com um aspecto de cicatrização. É normal que muitas raças, principalmente com pelagem dupla, tenham quedas de pelos de forma sazonal e são acompanhados da renovação dessa pelagem. O que não é normal quando há a queda de pelos e não é acompanhado da renovação, e sim de machucados, coceira, descamação e perda de volume na pelagem na região.
Causas da Alopecia
A Alopecia é uma condição que pode ser causada por diversos fatores externos e internos e pode ocasionar em problemas imunológicos, no sistema endócrino e linfático.
As principais causadas da alopecia são:
– Estresse: o excesso de ansiedade e estresse pode ocasionar na queda de pelos, geralmente na região das patinhas e é seguido vermelhidão e secreções.
– Alergias: o processo alérgico pode ocasionar na queda de pelos, causando coceira, secreção e vermelhidão na área afetada. A alergia pode ser causada por alimentos, produtos de higiene, remédios e outros.
– Parasitas: fungos, carrapatos e outros parasitas podem causar a condição e é mais comum na região do pescoço e ao longo do dorso, áreas comuns em que esses parasitas ficam.
– Fungos e bactérias: o contato com esses tipos de organismo pode ser prejudicial para a as do pet, incluindo a saúde dos pelos.
– Dieta: a alimentação também pode influenciar na saúde dos pelos, deixando-os sem brilho, força e opacos, ocasionando a rarefação dos pelos.
– Fatores genéticos e hormonais: algumas doenças podem influenciar na alopecia, como a hipoadrenocorticismo (doença de Addison) que é caracterizada pela produção insuficiente de hormônios pelas glândulas suprarrenais e a Alopecia X, que faz com que os pelos caiam de forma genética em diversas raças, como chihuahua, bulldogs e outros. É característico pela queda localizada ou bilateral, acompanhada de descamação e secreção.
Além dos fatores acima, é importante que o seu pet tenha um acompanhamento frequente com um médico veterinário de confiança, pois muitas doenças de manifestam primeiro pela pelagem/pele.
Prevenção
Para prevenir, além de acompanhamento com um médico veterinário, existem algumas ações que podem ser tomadas.
Sendo elas:
– Dieta rica e balanceada
– Tratamento contra pulgas, carrapatos e demais parasitas
– Boa higienização do ambiente e dos acessórios do seu pet
– Manutenção das tosas e banhos dos seus pets
– Evitar situações de estresse e ansiedade
Tratamento
Alguns produtos podem ajudar no tratamento e no alívio dos sintomas da condição.
A Pet Society tem a linha Soft Care, que possui dermocosméticos e suplementos para cães e gatos e possui produtos excelentes para o tratamento da alopecia.

– Shampoo e Condicionador K-Treat: com ativos que hidratam profundamente a pele e a pelagem, auxilia na reestruturação da barreira cutânea, que é importante na perda e falta de crescimento piloso (sérum) para hidratação diária. Manter a pele hidratada.

– Linha Propcalm: com extrato de própolis, o shampoo auxilia controle de infecções secundárias (fungos e bactérias) e o spray limpeza diária dos locais alopecicos e áreas com crostas e infeccionadas.

– PSK Repair: o sérum auxilia na cicatrização de possíveis ferimentos causados.

– Derma Skin: suplemento alimentar que auxilia na desinflamação da pele e fortalece os fios, favorecendo o crescimento dos pelos.
– Bioflora Pet Tabs: suplemento alimentar que auxilia na saúde intestinal, que reflete na saúde da pelagem e da pele. Além disso, auxilia no fortalecimento do sistema imunológico.
Além desses produtos, é importante se consultar com um médico veterinário para saber quais produtos e medicações podem ser usados no quadro do seu pet!


