Abril é o mais lembrado pela Páscoa, e quem representa essa época são os coelhos! Amados por muitos, a população de coelhos vem aumentando cada vez mais no Brasil, assim como o interesse e em como manter a saúde e a pelagem deles em dia.
Simbolismo do Coelhinho da Páscoa
Animal que faz parte do imaginário popular, o significado e a escolha dos coelhos para o símbolo dessa data vêm das origens religiosas do feriado.
A Páscoa é uma celebração religiosa que simboliza a renovação e uma vida nova, como uma renovação de um ciclo. Para os cristãos, essa data marca a ressurreição de Jesus Cristo, dando simbolismo ao renascimento marcado.
Os coelhos são animais que possuem uma alta taxa de reprodução, pela média de filhotes, que é de 50 por ano e pelo tempo de gestação rápido, que é de cerca de 30 dias. Por isso, essas criaturas fofas se tornaram o símbolo de fertilidade e renascimento.
Adoção de Coelhos e Cuidados
Durante a Páscoa, é comum que famílias se encantem com a ideia de ter um coelho em casa. No entanto, é fundamental lembrar que coelhos não são brinquedos — são seres vivos que demandam cuidados específicos e um compromisso de longo prazo.
Assim como cães e gatos, coelhos precisam de cuidados veterinários, que devem ser especializados em animais exóticos para fazer a manutenção e tratamentos adequados para eles.
Os coelhos vivem em média, entre 8 e 12 anos, por isso, ter um coelhinho exige planejamento e responsabilidade.
Eles precisam de espaço para se movimentar para se desenvolverem e brincar. Viver apenas em uma gaiola pequena é extremamente prejudicial ao bem-estar do animal. Eles são animais sociais e precisam de interação constante, com humanos ou com outros coelhos, para não se sentirem solitários.
Uma dica é criar um local próprio para o seu coelho ficar, ou adaptar a casa para que ele possa se movimentar e brincar livremente. Os coelhos têm uma alimentação diferente do que estamos acostumados, tendo como base da dieta o feno de boa qualidade, complementado com vegetais frescos e uma pequena porção de ração específica. Nada de chocolates ou outras guloseimas humanas, elas são prejudiciais à saúde e podem ser tóxicos ao organismo deles.
Cuidados com a Pelagem
Os cuidados com os pelos também devem ser considerados, como os cães e gatos, exigem escovação frequente, além de tosas e remoção de pelos mortos. Vale lembrar que os coelhos não precisam tomar banho, pois são animais extremamente limpos e sensíveis, podendo morrer durante o processo.



O uso de escovas como a Pet Tezeer, que possui pinos de silicone e são ideais para escovar e desembaraçar a pelagem sem machucar o pet. Como são animais que soltam muito pelo, o uso das Escovas Tira Pelos ou Removedores de Pelos Eazee, auxilia na remoção de pelos sem machucar o pet, ajudando a promover a saúde o bem-estar do animal. Temos uma matéria sobre o Eazee aqui.
Também é aconselhável levar o seu coelho em um groomer especializado em animais exóticos. Como a Ana Paula Aprigio da Exotic In House.

A mineira tem um centro de estética especializado em animais exóticos e além de groomer, é bióloga e palestrante. Ela possui esse centro de estética em Minas Gerais desde 2018 e possui um perfil no Instagram dedicado na sua paixão em animais exóticos. Sua paixão cresceu com o convívio com animais exóticos, felinos e muitos outros. A ideia de se tornar groomer de animais exóticos surgiu após o contato com uma veterinária especializada em animais não convencionais.

As informações da matéria foram apuradas e aprovadas por ela, que entende bem quando o assunto é coelhos!
E ela garante: Vale muito a pena escolher um coelho como pet, além de fofos, são inteligentes, amorosos e, com dedicação e paciência, criam vínculos fortes com os tutores. Se tratados com carinho e respeito, viram companheiros incríveis!