A MBS sempre investe em conteúdos educacionais para os profissionais do ramo pet, já que são essenciais para um melhor rendimento no trabalho e durabilidade dos seus equipamentos e suas ferramentas! Além de adquirir produtos de qualidade e alta durabilidade, é importante ter os cuidados necessários para que a sua ferramenta de trabalho tenha uma vida longaaaa.
E não é diferente para as lâminas de tosa, um dos produtos mais usados pelos tosadores nos centros de estética. E para não prejudicar a vida útil delas e garantir segurança na tosa, tem alguns cuidados que precisam ser tomados!
Recomendação de Uso

Antes dos cuidados, é importante reforçar que não é recomendado o uso das lâminas de tosa em pelagens sujas e com êmbolos!
O uso das lâminas nas pelagens sujas e emboladas faz com que ela perca a afiação e trabalhe sobrecarregada, fazendo com que ela fique aquecida. Por isso, se possível, sempre use suas lâminas com a pelagem limpa e desembaraçada, ok?
Lubrificação e Higienização

Dois cuidados primordiais e indispensáveis para o seu dia a dia! O recomendado é que sempre lubrifique e higienize suas lâminas depois de cada uso.
Esses cuidados evitam o aquecimento da lâmina, que pode fazer com que ela perca a afiação com o tempo e comece a oxidar, prejudicando o desempenho dela a longo prazo.
Use uma escovinha para tirar os pelos da lâmina e movimente o cortante para uma limpeza mais completa! Pode usar um paninho com álcool para uma higienização mais completa.
Após a limpeza, lubrifique sua lâmina com um lubrificante próprio para lâminas de tosa, como o Resfriador de Lâminas MBS, que além de lubrificante é um resfriador!
Temos um vídeo superlegal com o nosso especialista técnico, o Ewerton Marcel, onde ele te mostra o passo a passo de como higienizar as suas lâminas!
Mas antes de lubrificar suas lâminas, lembre-se disso:
– Lubrifique sua lâmina desencaixada da máquina: Quando se realiza esse processo com a lâmina encaixada na máquina de tosa, o risco do lubrificante escorrer para dentro da máquina é maior, o que pode prejudicar as peças internas da ferramenta.
– Certifique-se de usar um lubrificante pet: alguns pets podem ter reação alérgica com a composição química de alguns lubrificantes, por isso é importante usar um lubrificante que seja destinado para pets.
Uso de Adaptadores
Isso é algo muito comum para quem é tosador, mas alguns detalhes podem passar despercebidos por alguns profissionais e eles podem custar caro!
Sempre que for utilizar um pente adaptador, certifique que todas as peças do pente estão em perfeito estado, às vezes uma peça faltante, um pedaço quebrado ou algo do gênero podem fazer com que a lâmina fique “sambando” dentro do pente e pode ocasionar na sua quebra!
A maneira que você encaixa o seu pente adaptador na lâmina também pode fazer toda a diferença, o recomendado é que siga as instruções do fabricante dos pentes adaptadores que está usando! E para além disso, verificar se os pentes são compatíveis com a sua lâmina.
Armazenamento
Não só o manuseio e a higiene, mas o armazenamento é importante! Sempre guarde suas lâminas em um local seguro, onde não tenha risco de queda, contato com umidade ou produtos químicos, longe de locais aquecidos e se possível, sem acúmulo de pelos.
Há muitos produtos no mercado que te ajudam a armazenar suas lâminas com segurança, e um deles é o conjunto de adaptadores MBS, que além de acompanhar pentes adaptadores vem com 7 compartimentos para armazenamento de lâminas!
Uma dica extra para você que chegou até o final desse post: guarde suas lâminas limpas e higienizadas, assim na próxima tosa que você for fazer, elas já estarão prontas para uso!