Com o fim do inverno, nós começamos a nos preparar para as altas temperaturas do verão, mas antes do verão a primavera chega como a época mais florida do ano. E assim como nas outras estações, os pets também precisam de cuidados nessa estação. O aumento de plantas na primavera pode parecer inofensivo, mas os nossos pets precisam de cuidados, pois algumas plantas podem ser tóxicas e o aumento de insetos podem prejudicar a saúde do seu pet.
Evite infecções e intoxicações
A primavera é conhecida por uma estação com temperaturas mais amenas, porém mais altas que o inverno, e com uma umidade elevada, pois a época de chuvas se inicia. Por conta da temperatura e da umidade, tem o aumento de ectoparasitas (como mosquitos e carrapatos) que podem acarretar enfermidades. Por isso, é importante tomar algumas medidas preventivas, como:
- Uso de coleiras com repelente;
- Evitar áreas com maior incidência desses parasitas,
- Higienizar caminhas e roupinhas e o seu pet após os passeios ao ar livre.
Também é importante prestar atenção no seu pet no momento do passeio, por conta do aparecimento de flores e plantas nessa estação, é bom se atentar nos tipos de plantas que são tóxicas para o seu pet e evitar que ele as consuma.

Imunidade em dia
Ainda por conta do aumento de flores e plantas, muitos pets podem ter reações alérgicas por conta da sensibilidade ao pólen das plantas, assim como nós humanos, como rinites e coceiras na pele. Por isso é importante levar o seu pet ao veterinário para identificação da alergia e início de um tratamento em momento de crise e preventivo.
Caso note alguma reação alérgica característica de picada de insetos, leve o seu pet para um médico veterinário.
Pets idosos e filhotes são mais frágeis em relação a alergias, por conta da sua baixa imunidade por conta da idade. O cuidado com esses pets deve ser redobrado.
Oscilação de temperatura
Ao se aproximar do verão, na primavera tem mais oscilações de temperatura, assim como no outono, porém as temperaturas ficam mais altas em relação ao inverno. Por esse motivo, é importante proteger os seus pets contra as oscilações de temperaturas, com elas mais amenas e mais altas.

Em dias mais quentes, é importante deixar o local arejado e aumentar a hidratação do seu pet, para evitar o aumento da temperatura corporal. E em dias e horários do dia mais frios, bloquear a entrada de ventos frios e proteger o seu pet com cobertas e roupinhas.
Saúde em dia
Visitas regulares ao veterinário e a carteira de vacina atualizada, vão prevenir que o seu pet sofra com doenças durante essa estação. Além do aumento de insetos, o risco de intoxicação por ingestão de plantas e crises alérgicas precisam ser observadas de perto, para evitar maiores complicações.
Vacinas contra parasitas e outros organismos é primordial para deixar o seu pet protegido nessa estação. Além disso, manter uma alimentação regrada e balanceada é importante para a manutenção da saúde do seu pet.


