A época mais fria do ano chegou e além de ser uma ótima pedida para ficar com o seu pet debaixo das cobertas, é também uma época para redobrar os cuidados com a saúde dos pets. Alguns cuidados do outono podem ser aproveitados, mas novos cuidados precisam ser tomados para o dia a dia.
A Importância dos Cuidados
Os pets, assim como os humanos, ficam mais vulneráveis durante as estações mais frias, principalmente a extremos climáticos, podendo variar da idade, raça e outros fatores.
Os cães e gatos são animais endotérmicos, que são seres que autorregulam a sua temperatura corporal independente da temperatura. A temperatura corporal deles é de 38°C ou 39,5°C, abaixo disso é considerado hipotermia. Para manter a temperatura corporal regulada, tem um gasto energético maior e por isso, no inverno, o sistema imunológico fica mais frágil, deixando o organismo vulnerável para enfermidades.
Por isso, os cuidados que são tomados no inverno ajudam a regular a temperatura corporal e a proteger o sistema imunológico.
O cuidado deve ser redobrado para filhotes, pois eles não têm capacidade controlar a temperatura corporal e por isso, são suscetíveis a casos de hipotermia.
1. Proteção a Corrente de Ar
Abrigo aquecido e com proteção para corrente de ar, isso faz com que eles não fiquem expostos a corrente de ar frio. Investir em mantas, casinhas e outros tipos de proteção térmica são importantes para os primeiros cuidados com os pets nessa estação. Além disso, roupinhas também são recomendadas para essa época do ano, pois vão ajudar a manter a temperatura corporal por mais tempo.
2. Hidratação
Assim como o outono, o inverno é conhecido por ser uma estação seca e por isso, alguns cuidados precisam ser tomados para a hidratação interna e externa do seu pet.
Recomenda-se o consumo intenso de água, para deixar o organismo hidratado e evitar problemas de saúde e umidificar o ambiente em que o pet está. Para além disso, a hidratação de mucosas, patinhas e pelagem também são importantes.

Alguns produtos podem auxiliar nesse processo, como as máscaras de hidratação Hydra e o Pet Glove da Soft Care, e ocular também com o Vetguar. Sem a presença de umidade nos índices recomendados, o globo ocular pode ficar ressecado.

Com o tempo menos úmido, os olhos também podem redobrar a produção de lágrimas, resultando em acúmulo e sujeira ao redor dos olhos, a limpeza dessas sujeiras é primordial para evitar doenças e infecções. Um produto que pode ser usado é água micelar da Super Premium, que ajuda a limpar a região dos olhos sem ressecar.
3. Escovação
Além da hidratação da pelagem, a escovação deve ser feita diariamente para retirar os pelos mortos que são frutos da troca de pelos e distribuir a oleosidade para todo o comprimento.

Escovas como a da Bass com pinos e cerdas naturais, escova tira pelos Eazee e outros modelos auxiliam nessa tarefa. Lembrando que a escova deve ser escolhida de acordo com o tipo de pelagem do seu pet!
4. Saúde
Visitas regulares ao veterinário e a carteira de vacina atualizada, vão prevenir que o seu pet sofra com doenças durante essa estação. O índice de doenças respiratórias é grande nessa época do ano e por isso é importante que o seu pet seja analisado por um médico veterinário de confiança.
Controlar a alimentação do seu pet e realizar exames de rotina são importantes para manter a manutenção da saúde do seu pet.