Os gatos estão conquistando o coração de muitas pessoas por aí, não só no mundo pelo Brasil e já sentimos a fofura deles em todos os lugares!
Em uma pesquisa feita pela Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos Animais de Estimação), a população de gatos no Brasil no ano de 2024 foi de 30 milhões, ficando em segundo lugar no ranking de animais domésticos que os brasileiros possuem até 2024.
E além de serem animais extremamente fofos, inteligentes e independentes, eles precisam de cuidados especiais com suas pelagens, para promover uma saúde de qualidade.
Escovação
Um dos primeiros passos para cuidar da pelagem de um gato é a escovação. Ela não só promove o brilho e maciez, mas também ajuda a remover pelos mortos, que sendo removidos com frequência evitam bolas de pelo!
O recomendado é que a escovação seja feita diariamente, senão, 2 a 3 vezes por semana, ajudando a prevenir o surgimento de nós e bolas de pelos e deixando a pelagem saudável. Isso serve para gatos com pelagem curta e longa!

Tem algumas opções para diferentes tipos de pelagem de gatos, como a Escova MBS Basic e a Escova de Acrílico da Bass, que são excelentes para a escovação diária e por possuírem pinos longos e mais flexíveis, ajudam a massagear a pele do pet.


Mas também tem outros tipos de escovas que atendem não só gatos com pelagem curta, mas também longa, mas que ajudam a remover pelos mortos e em excesso. Como as Escovas Pet Teezer, com formato ergonômico e com pinos firmes e de plástico, e as Escovas Tira Pelos Eazee, que servem como um furminator e ajudam a remover a pelagem morta com a facilidade e segurança!
Mas caso queira dar um acabamento para a pelagem, temos as escovas com pinos de cobre, pinos de bambu e pinos de metal e cerdas de javali, esse último ajuda a esfoliar a pele e distribuir a oleosidade natural ou de produtos da raiz para o comprimento e os seus pinos de metal ajudam as cerdas penetrarem na pelagem com mais facilidade.

Higienização
Um tópico que é polêmico quando se fala de gatos é o banho! Apesar dos gatos serem independentes e animais muito higiênicos desde que são filhotes até a velhice, eles precisam de uma ajuda extra na higienização, não só pela estética, mas também pela saúde deles.
Como já são animais que fazem a auto higienização, a frequência de banho e manutenção dele é mais baixa do que de cães, por exemplo. O recomendando é que os banhos mais completos sejam dados com um espaço de tempo maior, dependendo da necessidade, como de 3 em 3 meses, de 5 em 5 meses e assim por diante. Isso ajuda a tirar sujeiras do ambiente, possíveis parasitas e doenças que podem ficar na pelagem, evitando muitas lambidas e feriadas no futuro.

Para isso, têm produtos próprios para banhos em gatos, com o Shampoo Hello Kitty Chococat 2 Em 1 – 300mL e o Shampoo Beeps Para Gatos – 500mL, que possuem ativos que higienizam, neutraliza odores e hidrata também. É interessante investir em produtos com função 2 em 1, para tornar o banho mais completo e menos estressante.
*Vale ressaltar que é preciso criar um ambiente calmo e tranquilo para seu gato ser higienizado e não precisa forçá-lo ou muito menos usar força nele, pois pode machucá-lo e tornar o momento traumatizante. Use água morna para deixar o momento mais relaxante e atrativo. Produtos com óleos essenciais, como Spray Aromatizador de Ambiente Hydra Pet Spa Rituals – 240mL ajuda a tornar o ambiente mais acolhedor e relaxante.

Nos intervalos dos banhos, pode usar Banho a Seco, também com uma frequência menor, mas para fazer a manutenção da higienização e deixar o seu gato com um cheiro maravilhoso. Temos opções da Beeps, Super Premium, Megamazon e também da linha Hello Kitty, que é em mousse e deixa esse momento muito mais prático e menos estressante, já que a maioria dos gatos não gostam de spray!

Gatos sem pelos
Para gatos que não possuem pelo, da raça Sphynx, precisam de cuidados extra. Como não possuem pelos, eles não têm uma barreira de proteção natural contra organismos externos e do sol e precisam de uma atenção especial.

Nesse tipo de raça, o importante é dar banhos com mais frequência e sempre com shampoos neutros, como os de bebê e fazer a hidratação da pele com cremes próprios para isso e proteção contra raios solares, que pode ser feito com o Hydra Reflex da Soft Care.
Os produtos da linha K-treat da Soft Care também são grandes aliados para proteger esse tipo de pele que é mais sensível e hidratar profundamente.
Alimentação e visitas ao veterinário
Além de todos os cuidados citados acima, uma alimentação regrada com rações próprias e visitas frequentes ao veterinário ajudam a manter a pelagem saudável. Pois a alimentação e algumas doenças podem interferir não só na saúde de outros órgãos e partes do corpo como na pelagem, e algumas doenças são perceptíveis pela pelagem!